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quinta-feira, 28 de abril de 2016

Indústria 4.0 é destaque na maior feira industrial do mundo


Palestra
A edição 2016 do maior salão industrial do mundo , que acontece em Hannover, é dedicada à nova era dos processos produtivos, chamados pelos alemães de Indústria 4.0. Com 5 mil expositores, o evento marca o lançamento anual de tecnologias e tendências.

A  Confederação Nacional da Indústria (CNI) - via Rede Brasileira de Centros Internacionais de Negócios (Rede CIN) em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) veio para Hannover acompanhada de uma delegação de 16 empresas brasileiras que visitam a feira para ampliarem seus horizontes.

“Esta é uma oportunidade para aprendermos sobre a Indústria 4.0, cujas discussões ainda são incipientes no Brasil, e permitir que as indústrias, inclusive as pequenas, tenham uma visão mais ampla das apostas da concorrência internacional”, afirma o gerente-executivo de Política Industrial da CNI, João Emílio Gonçalves, representante da instituição na missão.

As atrações da feira são dividas em cinco temas: pesquisa e desenvolvimento, automação industrial, suprimentos industriais, energia e indústria digital. Um dos destaques do último tema é a Fábrica do Futuro, criada pela alemã SAP, desenvolvedora de softwares.

Em cases reais, a SAP mostra aos visitantes como suas soluções digitais transformam a produção das empresas que usam seus sistemas ao permitir maior autonomia na produção por meio da conectividade e de estações de controle unificadas. Clientes podem escolher as especificações e fechar pedidos pela internet. Os dados são enviados diretamente para as máquinas, que recebem e enviam informações em tempo real para o sistema.

Os controles permitem, por exemplo, que as máquinas produzam em grande escala produtos altamente customizados. “Desta maneira, além de atender exigências detalhadas dos clientes, a produção é condicionada à demanda. Ou seja, não existe estoque. Há uma redução significativa dos custos”, explica Stephan Meier, engenheiro da empresa. Em outra aplicação, o sistema de rastreamento contínuo dos produtos reduz a margem de erro na produção e elimina a chance de errar a entrega ao cliente.

Apesar das demonstrações impressionantes de grandes empresas, como Volkswagen, os alemães acreditam no papel determinante dos pequenos negócios no desenvolvimento de tecnologia. “As start-ups de base tecnológica são as indutoras da inovação. Precisamos incentivá-las e dar condições para que tenham o ambiente adequado para desenvolver tecnologia”, afirmou o ministro de Assuntos Econômicos e Energia da Alemanha, Matthias Machnig, em painel realizado na manhã desta terça-feira (26).

A percepção de que pequenas empresas têm menos condições ou mesmo necessidade de soluções tecnológicas de ponta não parece fazer sentido para os alemães. No stand da Siemens, a empresa deixa claro que o mesmo sistema que a BMW usa para desenhar e testar digitalmente seus motores é usado por pequenas indústrias, como uma fabricante de pranchas de surf nos Estados Unidos. Ao compartilhar a técnica que cria um ‘gêmeo virtual’ do produto real, as empresas buscam melhorar o design, a qualidade do produto, o controle da produção e conseguir ganhos de produtividade.

quinta-feira, 7 de abril de 2016

Cerca de 800 marcas presentes na 120a. edição da GDS, maior feira internacional do setor calçadista na Europa.


Cerca de 800 marcas deram vida à edição número 120 da GDS, que ocorreu em Düsseldorf, na Alemanha, de 10 a 12 de fevereiro. Dentre elas, 100 expositores eram da TagIt!, feira dedicada ao "private label" e que foi realizada simultaneamente com a histórica feira alemã.


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Durante três dias, a GDS recebeu 15.200 visitantes, sendo que 44% eram provenientes de fora da Alemanha, prova de que o evento continua internacional devido ao layout e a uma organização impecável. 
Vale destacar a atenção ao design e a criatividade de jovens talentos no conceito de design Trendsetter, em que 20 designers mostraram suas criações, gerando grande interesse dos visitantes.

“Hoje, o setor ainda é afetado por uma crise muito forte. Isto contribuiu, inevitavelmente, para que não aumentasse o número de visitantes. Nosso maior desafio é atrair um número sempre mais alto de compradores. Grande parte dos que visitaram a edição de fevereiro ficaram satisfeitos, não só pela oferta que eles encontraram nos estandes, mas também por todas as informações sobre moda e negócios que puderam receber na feira: dos seminários aos desfiles diários, que enriqueceram o panorama desta GDS”, disse Kistin Deutelmoser, diretora da GDS. 

A próxima edição da GDS e TagIt! ocorre de 26 a 28 de julho, apresentando as coleções de primavera-verão 2017 para o hemisfério norte. Algumas marcas brasileiras estarão representando a moda verde e amarela. 

Contagem regressiva para a próxima feira importante do setor calçadista brasileiro e mundial.


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Fonte : GDS Magazine